Jovens que participarem da Taça das Favelas vão dar reforço na campanha contra a dengue no Rio

03/10/2011 - 19h12

Isabela Vieira
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Ações de combate à dengue em favelas cariocas também vão marcar a competição de futebol Taça das Favelas, lançada hoje (3) na cidade do Rio de Janeiro, pela Central Única das Favelas (Cufa). A ideia é envolver cerca de 24 mil jovens entre 15 e 17 anos, que participarão da competição, em um dia de ação social, marcado para 12 de novembro.

Durante o lançamento da taça, que abriu hoje as inscrições para associações de moradores, o secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, disse que haverá, nas favelas selecionadas, multiplicadores da campanha 10 Minutos contra a Dengue. Ele avalia que, com a participação dos jovens, as chances de envolver as comunidades e as famílias no combate à doença é muito maior.

Côrtes lembrou uma vez mais que o objetivo da campanha é incentivar uma rotina de combate a criadouros do mosquito transmissor da doença, que, em mais de 80% das vezes, prolifera em ambientes domésticos. Pelo menos uma vez por semana, a ideia é que as pessoas verifiquem calhas entupidas, ralos de quintal, pratos de plantas, baldes etc.

"Essa é uma parceria com quem está dentro das favelas, com quem conhece a maneira de se comunicar com o jovem e pode fazer a diferença", afirmou Côrtes ao explicar que um dos maiores desafios da campanha é a comunicação. Para incentivar os jovens, o secretário também anunciou um show da produtora de funk Furacão 2000 nas cinco comunidades mais bem qualificadas.

A participação dos jovens na ação social em novembro ainda não foi detalhada e dependerá da realidade de cada uma das favelas classificadas, explica o presidente da iniciativa, o rapper MV Bill.

Sobre a competição, MV Bill disse que os critérios de seleção não excluirão as comunidades mais pobres, embora seja exigido "o mínimo de organização" dos moradores nesses locais. A Taça das Favelas contará com 80 seleções (sendo 16 femininas), formadas a partir da seleção da Cufa entre os jovens inscritos pelas associações de moradores. Cada time terá 18 atletas. As equipes se enfrentarão até a grande final, no dia 4 de fevereiro de 2012.

De acordo com MV Bill, a expectativa da Cufa é descobrir novos talentos e promover momentos de convivência entre os jovens, independentemente da influência de facções criminosas rivais, uma realidade em muitas favelas cariocas sem unidades de Polícia Pacificadora (UPP). "Nunca olhamos para atuação de facção. Atuamos para integrar e não para separar", disse o rapper em relação às favelas Cidade de Deus e Padre Miguel, ambas localizadas na zona oeste.

Edição: Lana Cristina