Vereadores de Campinas rejeitam afastamento de prefeito

15/06/2011 - 23h06

Daniel Mello
Repórter da Agência Brasil
 

São Paulo – A Câmara Municipal de Campinas rejeitou na noite de hoje (15) a proposta de afastar o prefeito da cidade, Hélio de Oliveira Santos (PDT), enquanto são apuradas as denúncias de fraude na prefeitura. A sessão foi acompanhada por uma multidão que protestava pedindo a saída do prefeito.

A proposta teve votação majoritária, 16 vereadores votaram a favor do afastamento e 15 contra, resultado que não alcançou dois terços dos votos necessários para aprovar o afastamento do prefeito.

De acordo com o Ministério Público Estadual (MPE), agentes da administração municipal montaram um esquema que fraudava licitações da Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento (Sanasa).

Na última sexta-feira (10), foram expedidos cinco mandados de prisão contra suspeitos de participar das fraudes. Entre os que tiveram a prisão decretada estão a primeira-dama de Campinas, Rosely Nassim Santos, o vice-prefeito Demétrio Vilagra e o ex-secretário municipal de Comunicação Francisco de Lagos Viana Chagas, que renunciou ao cargo após a divulgação das denúncias.

O caso levou a Câmara Municipal de Campinas a abrir um processo de impeachment do prefeito Hélio de Oliveira Santos. A defesa do prefeito sustenta que não existem indícios de que ele tenha participado das fraudes apontadas pelo Ministério Público.

 

Edição: Aécio Amado