Empresas do Pará se destacam na etapa Norte do Prêmio Finep de Inovação Tecnológica

31/10/2005 - 22h49

Brasília - As empresas do Pará venceram em quatro das cinco categorias em disputa na etapa Norte do Prêmio Finep de Inovação Tecnológica 2005. O estado só não ganhou o troféu de melhor Produto, recebido pela Fundação Paulo Feitoza, do Amazonas. O prêmio é promovido anualmente pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), agência de fomento do Ministério da Ciência e Tecnologia.

Do total de 53 inscritos, 14 disputaram os três primeiros lugares das categorias Instituição de Ciência e Tecnologia, Inovação Social, Produto e Processo. Pequena Empresa teve dois finalistas, e na categoria Grande Empresa não houve concorrentes.

Durante a cerimônia de premiação, na noite de ontem (30), em Manaus (AM), o engenheiro Eduardo Bretas foi escolhido como o Inventor Inovador, que representará a região Norte na etapa final do Prêmio. Ele criou o Sistema de Extração e Refrigeração Instantânea para Água de Coco, conhecido como Coco Express. O julgamento e a premiação estão previstos para dezembro, em Brasília.

É a seguinte a lista de vencedores da região: na categoria de Pequena Empresa, Ornatos (PA) e Pharmakos (AM); na de Instituição de Ciência e Tecnologia, Núcleo Temático de Biologia Aplicada da Embrapa (PA), Fucapi (AM) e Fundação Paulo Feitoza (AM); na de Inovação Social, Alunorte (PA), Inpa (AM) e ACDA (PA); na de Processo, CVRD (PA), Ceteli (AM) e Inpa (PA); na de Produto, Fundação Paulo Feitoza (AM), Embrapa Oriental (PA) e Pronatus (AM). A Menção Honrosa foi dada a Produto Isoltech (TO).

Com informações do Ministério de Ciência e Tecnologia