Desfile marca despedida dos aviões Mirage

07/09/2005 - 13h32

Iolando Lourenço
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O desfile de 7 de setembro deste ano marcou a despedida dos caças Mirages III da Força Aérea Brasileira (FAB), que têm participado há anos das paradas militares do Dia da Independência. Os caças ficam na Base Aérea de Anápolis e têm como missão principal proteger o espaço aéreo na região do Planalto Central, onde fica a sede dos três poderes da República.

Adquiridos em 1971, as aeronaves serão desativadas em 31 de dezembro próximo. Eles serão substituídos por 12 novos caças - modelo Mirage 2000 -, adquiridos pelo governo brasileiro da França. Segundo o major Antonio Lorenzo, do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica, já no desfile do ano que vem, a população brasileira deverá assistir à apresentação dos novos Mirage 2000. A partir de 2006, a FAB receberá quatro caças por ano. O prazo de entrega previsto para os 12 aviões é de três anos.

Segundo o major Lorenzo, a partir da desativação dos Mirage III, serão deslocados para a base aérea de Anápolis e para a cobertura do espaço aéreo do Planalto Central caças F-5, que podem ser reabastecidos em vôo e, com isso, têm autonomia maior. Ainda segundo a assessoria, para pilotar os novos caças, adquiridos pelo governo brasileiro, os atuais pilotos dos Mirage III vão para a França receber um treinamento sobre as novas aeronaves.