Interoceânica é obra prioritária na agenda de integração sul-americana

08/09/2005 - 0h24

Mylena Fiori
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A rodovia Interoceânica é um dos mais importantes projetos da Iniciativa para Integração da Infra-Estrutura Regional Sul-Americana (IIRSA), entidade criada no ano 2000 para impulsionar o processo de integração continental e harmonizar políticas nos setores de transportes, energia e telecomunicações. Outras 30 ações estratégicas fazem parte da agenda da entidade para o período de 2005 a 2010. As prioridades foram eleitas pelos depois de quatro anos de debates entre os 12 países sul-americanos e exigirão investimentos da ordem de US$ 5,2 bilhões.

A chamada Agenda de Implementação Consensuada inclui 28 projetos de infra-estrutura de transportes, dois em comunicações e um na área de energia. As ações foram priorizadas em uma carteira de mais de 335 projetos (e custo total de US$ 48 bilhões) por seu alto impacto para a integração física continental. "Fizemos um planejamento estratégico baseado em eixos de integração e identificamos seus gargalos em comunicações, energia e transportes. Depois de 4 anos de discussão, os países chegaram numa carteira extremamente focada e seletiva", relata Ariel Peres, Secretário de Investimentos Estratégicos do Ministério do Planejamento e coordenador nacional da IIRSA. "Saímos de uma carteira inviável para uma carteira factível", resume.

A agenda de ações prioritárias foi assinada pelos chefes de estado sul-americanos durante a III Reunião de Presidentes da América do Sul, em dezembro do ano passado em Cuzco, no Peru. Na mesma reunião, foi criada a Comunidade Sul-Americana de Nações, que tem reunião de Cúpula marcada para os dias 29 e 30 de setembro, em Brasília. "A integração física das infra-estruturas é um dos três pés da Comunidade, ao lado da integração econômica e do fortalecimento dos valores democráticos", destaca Ariel Pares.