Eletrobrás: "Luz para Todos" irá levar energia elétrica a 1,4 milhão de famílias até 2006

11/11/2003 - 15h37

Rio, 11/11/2003 (Agência Brasil - ABr) - O Programa de Universalização do Acesso e Uso da Energia Elétrica (Luz para Todos), anunciado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta terça-feira, deverá alcançar 1,4 milhão de famílias até 2006. A previsão é que o programa atinja 12 milhões de brasileiros - que não têm acesso hoje à energia eletríca - até 2008. A primeira comunidade a ser atendida, já em dezembro, será a de Nazaré, no município de Novo Santo Antônio, no Piauí. Lá, apenas 8% dos domicílios são servidos com energia elétrica.

Dos beneficiários que serão atendidos até 2008, o governo estima que 90% deles encontram-se em áreas rurais, ou seja, mais de 10 milhões de pessoas.

A Eletrobrás sustenta, ainda, que, com o programa, o governo pretende antecipar em sete anos as metas anteriores, que apontavam para o ano de 2015. Para isto, o programa "Luz para Todos" começará a ser implantado ainda este ano, com a instalação da energia sendo gratuita para as famílias de baixa renda.

Ainda de acordo com a Eletrobrás, caberá à holding a gestão dos recursos financeiros do programa, num total de R$ 7 bilhões, provenientes da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) e da Reserva Global de Reversão (RGR), além do apoio técnico às concessionárias estaduais de energia.

Segundo o presidente da Eletrobrás, Luiz Pinguelli Rosa, "a capilaridade do Grupo Eletrobrás, com suas empresas presentes em todo o país, será um importante fator para garantir o cumprimento dessas metas de universalização da energia elétrica.