Rio, 10/11/2003 (Agência Brasil - ABr) - Os presidentes da Eletrobrás, Luiz Pinguelli Rosa, e da Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, assinaram hoje protocolo de intenções para capacitação de 4 mil extensionistas rurais em todo o país, através do sistema de educação à distancia do Senai/RJ e utilizando conteúdo desenvolvido pela Universidade Federal de Viçosa(MG).
Segundo Pinguelli Rosa, a parceria Firjan/Eletrobrás dará um pulo de desenvolvimento muito grande à comunidade rural brasileira. A Eletrobrás aportará recursos no valor de R$ 1 milhão para a confecção de material didático que será usado no programa de capacitação dos extensionistas rurais – profissionais de níveis médio e superior, como veterinários, técnicos agrícolas e engenheiros agrônomos -, que atuarão como multiplicadores das técnicas de utilização mais rentável dos equipamentos eletrorurais. O objetivo é tornar o uso de energia elétrica mais eficiente e permitir uma melhor gestão do agronegócio.
Pinguelli Rosa afirmou que "a elite brasileira, não a econômica, mas a elite intelectual sobretudo, tem o dever de divulgar o saber, o conhecimento e o saber fazer que possa dar frutos na produção de curto prazo".
O curso terá duração de 30 dias. Os 4 mil extensionistas rurais trabalharão sob a orientação da Divisão de Eletrificação Rural da Eletrobrás, no âmbito do Programa Luz no Campo.
O presidente da Firjan comemorou a parceria com a Eletrobrás lembrando que na área da educação, através do projeto Transformar, a entidade já conseguiu alfabetizar 30 mil jovens no estado, na faixa de 15 a 19 anos.