Programa Luz do Norte Fluminense beneficiará 60 pequenos produtores de leite em São Fidélis

02/11/2003 - 8h49

Rio, 2/11/2003 (Agência Brasil - ABr) - A Eletrobras inaugura na quarta-feira o primeiro Centro Comunitário de Produção do Programa Luz do Norte Fluminense – projeto piloto do programa Luz no Campo Projetos Sustentáveis (LCPS). O centro está instalado na comunidade de Boa Esperança, no município de São Fidélis. Na avaliação da Eletrobrás, o centro provocará uma sensível melhora na vida de sessenta pequenos produtores rurais e de suas respectivas famílias. Inserido no Programa Luz no Campo, do governo federal, o centro é uma parceria com a Companhia de Eletricidade do Estado (Cerj), a Emater-RJ e a Prefeitura de São Fidélis. Com a instalação de dois tanques de expansão de aço inox, isotérmicos, o leite produzido pela comunidade, por exemplo, poderá ser mantido resfriado e recolhido a cada dois dias por caminhões térmicos.

Desta forma, os produtores poderão reduzir suas despesas de transporte – que atualmente chegam a 14% dos custos de produção – e ainda obter preços melhores pelo produto no mercado, graças à sua adequação aos padrões de qualidade e conservação previstos em lei.

O CCP de São Fidélis terá capacidade para processar inicialmente 4.000 litros de leite por dia e caberá à Emater-RJ orientar a Associação de Produtores de Boa Esperança quanto à adoção de técnicas de irrigação para garantir a boa alimentação do gado no período de seca, que coincide com o inverno, evitando as costumeiras quedas de produção. O evento contará com a presença do presidente da holding, Luiz Pinguelli Rosa.