Manaus, 2/11/2003 (Agência Brasil - ABr) - A Polícia Federal e a Aeronáutica realizam, na próxima terça-feira, a "Princesa dos Pampas", uma mega operação de combate ao narcotráfico, no município de São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas. Nada menos do que dez aeronaves de combate da Força Aérea Brasileira serão deslocadas da Base Aérea de Anápolis (GO) para participar da missão.
Cinco aviões virão da Base Aérea de Santa Maria (RS), e cinco da Base de Santa Cruz (RJ). Entre elas, estão um C-130 para transporte de pessoal e material e um helicóptero CH-34 (Super Puma) que ficará em Tunuí, para missões de busca e salvamento.
A operação "Princesa dos Pampas" tem como objetivo destruir a pista de Caparro, localizada na fronteira do Brasil com a Colômbia, numa área conhecida por "Cabeça do Cachorro". A informação é do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica. A operação servirá também para a aplicação de métodos e procedimentos de comando, controle e comunicação, em operações cooperativas de apóio nas ações globais de governo na região amazônica.