Brasil paga primeira indenização a vítima de trabalho escravo

18/09/2003 - 13h58

Brasília, 18/9/2003 (Agência Brasil - ABr) - O ministro Nilmário Miranda, da Secretaria Especial de Direitos Humanos, assinou hoje, em nome do governo brasileiro, o primeiro acordo de solução amistosa para pagamento de indenização a um trabalhador explorado em condições de escravidão. A indenização, no valor de R$ 52 mil, foi destinada a José Pereira Ferreira, libertado de trabalho escravo na fazenda Espírito Santo, localizada no sul do Pará, em 1989.

O caso estava na Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA), em Washington, nos Estados Unidos, desde que o Brasil passou a integrar o sistema da OEA, em 1992. O acordo assinado hoje encerra o andamento do caso. No mesmo documento, o governo brasileiro se compromete a desenvolver ações para combater o trabalho escravo no país e modernizar as leis referentes ao assunto.

Segundo Nilmário, a assinatura do acordo melhora a imagem do Brasil no exterior porque mostra a vontade do governo de enfrentar o problema. Ele disse que mais importante do que pagar a indenização foi o lançamento do Plano Nacional para a Erradicação do Trabalho Escravo, no dia 31 de março deste ano, com medidas concretas para punir os responsáveis pelo trabalho escravo no país. Nilmário informou que existem mais cem casos tramitando na Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA.

Na mesma solenidade, o ministro empossou os membros da Comissão Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo (Conatre), vinculada à Secretaria de Direitos Humanos. A comissão é formada por representantes do governo e da sociedade civil organizada (ONG’s). Um dos objetivos da comissão é acompanhar o cumprimento das ações do Plano Nacional para a Erradicação do Trabalho Escravo e os projetos de cooperação entre o Brasil e organismos internacionais.