Lula visita favela de palafitas em Recife

08/01/2003 - 18h10

Recife, 8/1/2003 (Agência Brasil - ABr) - O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado de ministros da área social, chega a Recife na sexta-feira (10), com desembarque previsto para às 15 horas.

De acordo com o prefeito da cidade, João Paulo, que coordena a visita presidencial à capital pernambucana, Lula irá do aeroporto direto à favela de palafitas, na localidade de Brasília Teimosa, no bairro do Pina, Zona Sul da cidade.

Ele explicou que a escolha é como uma referência ao maior programa social do presidente Lula, o "Fome Zero", com uma abordagem dos problemas de miséria da população como um todo, tanto na questão da moradia em situação precária, quanto na falta de emprego, distribuição de renda, de saúde, de educação, de saneamento, de cultura e de lazer.

Brasília Teimosa conta com 6 mil habitações, uma população de 30 mil habitantes e 580 palafitas construídas precariamente, do lado do mar, abrigando cerca de 2 mil famílias. O projeto da municipalidade para requalificar toda a área prevê a regeneração da praia, das vias de acesso e urbanização, o que requer uma ação integrada no entorno do local, visando devolver o espaço à comunidade, além de garantir às famílias retiradas da beira-mar, habitação com infra-estrutura e inclusão no programa de geração de emprego e renda.

A estimativa de investimento para Brasília Teimosa é de R$ 11 milhões. A prefeitura dispõe, no momento, de R$ 2 milhões. Para viabilizar o projeto, o prefeito João Paulo defende uma parceria entre os governos federal, estadual e municipal.