Petrobras inaugura termelétrica de geração a gás no Rio Grande do Sul

05/07/2002 - 16h05

Porto Alegre, 5 (Agência Brasil - ABr) - Foi inaugurada hoje a Usina Termelétrica de Canoas (Termo Canoas), na região metropolitana de Porto Alegre, que vai funcionar com gás natural. A usina é uma parceria da Petrobras com a Petros - Fundação Petrobras de Seguridade Social - e vai gerar mais 160 MW de energia para o Rio Grande do Sul, abastecendo 550 mil domicílios.

A nova termelétrica faz parte do Programa Estratégico Emergencial de Termeletricidade do Governo Federal e foi projetada para gerar 550 MW, cerca de 15% da demanda energética do estado, com investimentos de US$ 250 milhões. Nesta primeira etapa, a usina vai receber 1,1 milhão de metros cúbicos de gás por dia do gasoduto Bolívia-Brasil (Gasbol).

A térmica opera com turbogeradores a gás natural, com menos impacto ambiental. A energia gerada será disponibilizada para o sistema elétrico nacional e poderá ser utilizada para fins residenciais e industriais.

Instalada em uma área de 100 mil metros quadrados, dos quais 25 mil foram reservados para um cinturão verde, a Termo Canoas será operada pelo consórcio formado pela empresa brasileira Camargo Corrêa e pela alemã Steag.

Mais de 90% dos postos de trabalho criados durante a construção da primeira fase da térmica, cerca de 2.500 empregos diretos e indiretos, foram ocupados por trabalhadores gaúchos.