Instituições pedem reexame de desempenho no Enem 2012

27/11/2013 - 18h37

Mariana Tokarnia
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Brasília - Após a divulgação ontem (27) dos resultados por escola do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 24 instituições entraram com pedido de reexame. Três delas tiveram o pedido aceito e passaram a integrar o mapa de médias: as paulistas Colégio Objetivo Integrado e Colégio Objetivo Integrado de Mogi das Cruzes, além do Colégio Classe A, de Mato Grosso do Sul. Os demais pedidos estão sendo analisados.

Segundo o Inep, nos três casos, as escolas tinham mais estudantes inscritos no Enem 2012 que o número de alunos de 3º ano presentes no Censo Escolar do mesmo ano, "o que impediu o cálculo da média". 

A média do colégio Objetivo Integrado, 740,81 pontos, superou a média do Colégio Bernoulli (722,15), que ocupava até então o primeiro lugar em desempenho no Enem do ano passado. A nota foi calculada pela Agência Brasil levando-se em consideração as médias nas quatro competências do exame: linguagens e códigos, matemática, ciências humanas e ciências da natureza. Não foi levada em consideração a nota na redação. O Colégio Objetivo Integrado de Mogi das Cruzes obteve uma média de 675,16 pontos e o Colégio Classe A, 625,03. As médias na redação das escolas foram, respectivamente: 744; 734,36; e, 713,33.

Outros dirigentes de unidades escolares excluídos da divulgação, ou que queiram a revisão das médias, têm até 4 de dezembro para solicitar o reexame do cálculo das proficiências médias. O pré-requisito é que as escolas tenham pelo menos 50% de participação dos alunos concluintes do ensino médio no exame e que a porcentagem corresponda a pelo menos dez estudantes.

O Inep divulgou inicialmente as notas de 11,2 mil escolas. Tanto essas instituições quanto todos os candidatos do exame podem consultar no site da autarquia um mapa detalhado do desempenho no Enem.

Edição: Fábio Massalli

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil