Mercosul cobra explicações e pedido de desculpas da França, de Portugal, da Espanha e da Itália

04/07/2013 - 14h47

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Os representantes do Mercosul - Brasil, Argentina, Uruguai, Venezuela e Paraguai, que está temporariamente suspenso – cobraram, hoje (4), explicações e pedidos de desculpas dos governos da França, de Portugal, da Espanha e da Itália sobre o veto ao avião do presidente da Bolívia, Evo Morales. O bloco regional emitiu comunicado rechaçando o tratamento dispensado a Morales pelos quatro países. Para o Mercosul, fechar o espaço aéreo à aeronave de Morales representou “uma grave ofensa” ao bloco e exige “uma pronta explicação e correspondentes desculpas”.

Anteontem (2), o avião de Morales foi impedido de sobrevoar e aterrissar nos quatro países europeus porque as autoridades locais desconfiavam que o ex-agente norte-americano, Edward Snowden, estava a bordo. Morales, que vinha de uma visita à Rússia, onde participou de reuniões sobre produção e exploração de gás, teve de desviar sua rota e permaneceu mais de 13 horas no aeroporto de Viena, na Áustria.

O comunicado do Mercosul foi divulgado pela Presidência da República do Uruguai, que está no comando do bloco. No texto, os representantes do bloco disseram que a proibição à aeronave de Morales representou “uma grave ofensa”. A nota ressalta que a União de Nações Sul-Americanas (Unasul), formada por 12 países, também reagiu ao ato dos europeus com “indignação e profundo rechaço”.

O comunicado acrescenta que a atitude dos países europeus em questão “são incompatíveis com as práticas internacionais, com as normas de boa convivência entre nações soberanas e com o direito internacional”. Para a Unasul “o mais grave” foi risco a segurança a que foi posto o chefe de Estado boliviano e sua comitiva.

Nos Estados Unidos, Snowden é acusado de espionagem e está na Rússia à espera da concessão de asilo político. O ex-agente denunciou que os norte-americanos monitoravam e-mails e ligações telefônicas de cidadãos dentro e fora do país. O norte-americano pediu asilo a 21 países, inclusive ao Brasil, que indicou que não concederá.

*Com informações da Presidência da República do Uruguai.

Edição: Marcos Chagas

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil