Passeata reivindica direitos da mulher e luta contra o machismo

08/03/2013 - 23h59

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Para comemorar o Dia Internacional da Mulher,  centenas de pessoas, em sua maioria mulheres, fizeram uma passeata da Candelária à Cinelândia, no centro do Rio, para reivindicar os direitos da mulher e lutar contra o machismo. A organização não governamental (ONG) Casa das Mulheres Trabalhadoras (Camtra) aproveitou a manifestação para denunciar abusos sexuais contra as mulheres, sucessivos atos de violência e descaso das instituições públicas no atendimento à mulher.

"A passeata é um ato organizado por diferentes frentes da sociedade insatisfeitos com a violência, tais como estudantes, sindicatos, movimentos feministas, para ter acesso aos seus direitos. É lógico que o índice de homicídios contra as mulheres tem aumentado. Isso acontece pelas denúncias contra os seus agressores. Agora, elas denunciam, mas devido à demora da aplicação e rigidez da lei e ausência de ações das políticas públicas, muitas acabam morrendo antes do atendimento da polícia", diz a coordenadora da Camtra, Eleuteria Silva.

Uma vítima de violência doméstica é a auxiliar de creche Samantha Guedes. Durante três anos em que esteve casada, ela foi vítima de agressões físicas e de cárcere privado. “Nos primeiros quinze dias levei uma surra e depois os atos aconteceram sucessivamente. Não optei por ter filhos, porque não queria pôr um filho no mundo para sofrer mais".

Para Samantha, a solução só veio quando saiu de casa e retornou para a casa dos pais. “As mulheres são condicionadas a entender que dependemos de um homem para ser feliz, no entanto, quando descobri que minha felicidade estava distante, saí de casa com R$ 10, a roupa do corpo e o denunciei na Delegacia da Mulher. Ele teve que prestar serviços por dois anos e prestou auxilio com cestas básicas".

Para a aposentada Cleonir Alves, de 72 anos, fundadora da ONG Conselho de Mulheres da zona oeste, apesar do dito popular “em briga de marido e mulher ninguém mete a colher”, é preciso interferir e denunciar a violência. “O meu pedido é que haja mais policiamento, na zona oeste, porque falta segurança. Outra luta é por uma Delegacia da Mulher, não dá pra conviver com tanta violência. Então o pedido foi encaminhado ao gabinete do governador e até agora estamos esperando". Um dossiê da Polícia Civil, divulgado no ano passado, mostra que a zona oeste do município do Rio é a região com maior índice de violência contra a mulher no estado.

Edição: Fábio Massalli

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil