Mais de 2,8 milhões de crianças devem ser vacinadas contra pólio no estado de São Paulo

13/06/2012 - 13h08

Da Agência Brasil

São Paulo - Mais de 2,8 milhões de crianças devem ser imunizadas contra a poliomelite (paralisia infantil) em todo o estado de São Paulo, no próximo sábado (16). A ação faz parte da campanha nacional de vacinação lançada hoje (13) pelo Ministério da Saúde.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, a meta do governo paulista é vacinar 95% dos 2,99 milhões de crianças menores de 5 anos.

A poliomelite é uma doença viral, causada pelo poliovírus selvagem. Os principais sintomas são febre, mal-estar, cefaleia e, em casos extremos, a paralisia. Nenhum caso da doença é registrado no Brasil desde 1989, porém, devido à presença do vírus em países da África e da Ásia, a vacinação é recomendada.

Em todas as cidades do estado, mais de 14 mil postos, fixos e volantes, estarão abertos das 8h às 17h. Na capital, onde há mais de 850 mil crianças na faixa etária de imunização, os postos de atendimento das rodoviárias do Tietê e da Barra Funda funcionarão até as 20h. Estão envolvidos na campanha cerca de 50 mil profissionais de saúde. Serão usados 4,1 mil veículos, 77 ônibus e sete barcos. Crianças que tenham outras vacinas atrasadas terão a caderneta atualizada.

A Secretaria de Saúde lembra que, apesar de a campanha ocorrer apenas durante um dia no estado, as doses da vacina estão disponíveis nos postos de saúde durante todo o ano.

Edição: Juliana Andrade