Começa amanhã o 4º Salão Internacional do Artesanato em Brasília

01/11/2011 - 11h38

Da Agência Brasil

Brasília - Começa amanhã (2), na capital federal, o 4º Salão Internacional do Artesanato. O novo formato da Rodada de Negócios é uma das novidades. Os lojistas, este ano, serão convidados a visitar os estandes para escolher com quem negociar, ao contrário das edições anteriores, quando era necessário um agendamento. “É uma grande oportunidade para os artesãos”, destacou o coordenador-geral do salão, Rômulo Mendonça.

A feira, que tem como objetivo o fortalecimento da cultura, do mercado e das relações entre diferentes povos ocorre até o dia 6 de novembro e terá a participação de artesãos de 20 estados brasileiros e de 17 países, entre eles, da Rússia, Indonésia, Turquia e Argentina.

“O salão traz um gostinho de cada cidade do país para Brasília. Mostra o vínculo do artesanato com a cultura local. Tem o objetivo de incentivar a cultura e despertar a criatividade e os dons de cada artesão. Para estar na mostra não basta ser artesão, precisa ter uma qualificação para ser selecionado, com isso conseguimos reunir os melhores do Brasil e de outros países” , destacou o organizador.

Além dos artigos nacionais e internacionais expostos para apreciação e venda, os visitantes poderão participar de palestras e oficinas a fim de trocar experiências com artesãos de diversos lugares. Um espaço gastronômico reunirá chefs, que vão ensinar receitas de pratos típicos nacionais e internacionais. Haverá ainda apresentações culturais e folclóricas, com música, dança, repente, teatro.

Shows musicais também fazem parte do cronograma da feira. Na quinta feira (3), o cantor Guilherme Arantes se apresenta. Na sexta-feira (4), sobe ao palco Luciana Mello. No sábado (5), o grupo brasiliense Móveis Coloniais de Acaju encerra a programação musical. As apresentações começam às 21 horas.

Pelo menos 80 mil pessoas são esperadas, nos cinco dias, pela organização. O 4º Salão Internacional do Artesanato ocorrerá das 11h às 22h no ExpoBrasília – Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade – com entrada gratuita das 11h às 16h, após esse horário, a entrada custará R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia).

Edição: Talita Cavalcante