Ministra cobra atuação mais eficiente de prefeitos de cidades vulneráveis a desastres naturais

23/01/2011 - 16h30

Marcos Chagas
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A ministra de Aquicultura e Pesca, Ideli Salvatti, cobrou hoje das autoridades municipais responsáveis pela gestão de cidades vulneráveis a mais qualidade nos projetos de prevenção de desastres naturais. Dois anos após as enchentes que deixaram mais de 100 mortos, Santa Catarina se vê novamente atingida pelo mesmo problema.

À Agência Brasil, a ministra destacou, porém, que cabe aos prefeitos cobrar mais obras de prevenção. “O governo federal ou o governo estadual não podem fazer drenagens de rios ou obras de contenção de encostas pelas suas vontades. Isso praticamente seria uma intervenção”, disse ela.

O boletim divulgado às 15h pela Defesa Civil de Santa Catarina, mostra que 745,3 mil moradores de 50 municípios já foram afetados de alguma forma pelas fortes chuvas que caem no estado desde o dia 18. Até o momento, a Defesa Civil registrou cinco mortos. Em 2008, 60 cidades e mais de 1,5 milhão de pessoas foram afetadas pelas chuvas. O número de mortos chegou a 135.

Ideli Salvatti ressaltou que vê, frequentemente, reclamações sobre atrasos na liberação de recursos do Ministério da Integração Nacional para obras de prevenção contra calamidades públicas. Entretanto, ela ressaltou que boa parte dos recursos para viabilização dos projetos se encontra no Ministério das Cidades. “A prevenção não se concentra em um ministério só. São várias as pastas envolvidas nessa área”.

Para ela, viabilizar essas obras de prevenção significa inverter a lógica da cobrança. Salvatti acredita que é preciso provocar os prefeitos para que tomem a iniciativa de propor parcerias e convênios com a União.

Hoje, a cidade catarinense de Mirim Doce decretou estado de calamidade pública. A Defesa Civil do estado informou que, em Mirim Doce, 900 pessoas estão desalojadas; 150 desabrigadas e 600 deixaram as residências. O levantamento também mostra que 163 residências foram danificadas e 30 destruídas pelas chuvas. Também foram registrados 100 feridos leves e 15 em estado grave. No total, 2,5 mil pessoas no município foram afetadas de alguma forma pelas chuvas.

Edição: Vinicius Doria