Servidores em greve fazem manifestação no centro do Rio

27/08/2012 - 21h50

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Servidores públicos federais, sindicalistas e estudantes do sistema público de ensino fizeram na tarde de hoje (27) uma manifestação em frente ao Theatro Municipal do Rio, na Cinelândia, região central da capital fluminense, onde estava ocorrendo a cerimônia de premiação da 7ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), com a presença da presidenta Dilma Roussef.

O ato foi organizado para demonstrar a insatisfação dos servidores públicos em greve com a postura do governo em relação às reivindicações salariais da categoria. Segundo o representante do Sindicato dos Servidores do Ministério Público da União (Sinasempu), Douglas Lacerda, os manifestantes desejam que o governo cumpra a Constituição Federal. “O governo está retirando da lei orçamentária a previsão de recursos para a pagar o nosso reajuste. Já existem diversas ações diretas de inconstitucionalidade, impetradas pelo nosso sindicato e por outros”, disse.

Já a presidenta da Associação dos Servidores da Fundação Nacional de Artes Funarte (Funarte), Paula Nogueira, criticou a atual situação salarial dos servidores do Ministério da Cultura. E a proposta de reajuste oferecida pelo governo. “É um ministério que envelheceu, que não segura os concursados devido aos baixos salários. Temos o menor orçamento da União, de 0,06%, e os servidores recebem o menor salário do executivo. O governo nos ofereceu 15,8% de aumento, dividido em três anos, o que nos prende ao longo desse período para qualquer acordo”, disse.

 

Matéria foi alterada para correção de informação do entrevistado. Em vez de 0,6% do orçamento da União como estava anteriormente, o correto é 0,06%. A correção foi feita às 18h35 do dia 28

 

Edição: Aécio Amado