Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil
Brasília – El Salvador foi atingido ontem (26) à noite por um terremoto de 7,4 graus de magnitude na escala Richter, provocando um tsunami na região. O Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico e o Serviço Geológico dos Estados Unidos (cuja sigla em inglês é USGS) emitiram alerta para todos os países da América Central e do México.
Pelos dados preliminares do governo de El Salvador, não há registro de mortos e feridos. Os danos ainda estão sendo avaliados. O epicentro do terremoto foi a 111 quilômetros de Puerto El Triunfo, em Usulatán, que é uma área turística.
El Salvador está localizado em uma região de elevada atividade sísmica. Segundo o Serviço de Geologia Nacional, as principais causas dos tremores de terra no país são a cadeia vulcânica próxima à região denominada Anel de Fogo do Pacífico e a localização sobre placas tectônicas e de Cocos e Caribe.
Pelos dados oficiais do governo de El Salvaodor, os terremotos mais graves registrados no país ocorreram em maio de 1951, em Jucuapa-Chinameca, depois em maio de 1965, na capital San Salvador, em seguida em outubro de 1986, na mesma região, e em fevereiro de 2011, em San Vicente.
*Com informações das agências públicas de notícias de Portugal, Lusa e da Venezuela, AVN.
Edição: Graça Adjuto