Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil
Brasília – Seif Al Islam, filho do ex-presidente da Líbia Muammar Khadafi, será julgado mês que vem. Ele é acusado de ser responsável por inúmeros crimes praticados durante a rebelião que resultou na queda do governo, em fevereiro de 2011.
O ministro da Justiça da Líbia, Ali Humaida Ashour, anunciou que o julgamento será público e que o tribunal estará aberto para que os interessados acompanhem o processo.
No ano passado, o Tribunal Penal Internacional, em Haia, emitiu mandato de prisão contra Al Islam por crimes contra a humanidade. O tribunal tentou promover o julgamento fora da Líbia, mas as autoridades locais não permitiram.
Muammar Khadafi governou a Líbia por 42 anos. Instalou um regime autoritário denunciado por graves violações dos direitos humanos. Em outubro de 2011, foi morto e um governo provisório assumiu o poder. Neste ano, houve as primeiras eleições legislativas das últimas quatro décadas.
*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa (http://www5.lusa.pt/lusaweb/subscriber/showitem?service=107&listid=NewsList1912&listpage=1&docid=14871222)
Edição: Beto Coura