Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - A Polícia Militar (PM) informou, em nota, que subiu para oito o número de presos na Operação Antares, iniciada na manhã deste domingo (6) na Favela de Antares, em Santa Cruz, na zona oeste da cidade.
Cerca de 100 policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e do Batalhão de Choque participam da operação. Segundo a nota, a situação no local está sob controle. A ação tem por objetivo confirmar informações da área de inteligência do Bope de que lideranças do tráfico estariam reunidas na favela, com armamento pesado.
Entre os bandidos presos estão o líder do tráfico local, Renato José Soares, conhecido como BBC, e seu braço-direito, Leandro Ferreira de Araújo, o China. No confronto com os policiais, morreram quatro marginais. O cinegrafista da Rede Bandeirantes Gelson Domingos da Silva foi atingido por um tiro de fuzil no peito durante a operação e não resistiu ao ferimento. Silva trabalhava também na TV Brasil.
A PM apreendeu até agora um fuzil AR 15, três pistolas, quatro carregadores de fuzil, três carregadores de pistola, cinco radiotransmissores, além de 1 quilo de maconha, 574 trouxinhas de maconha, 522 pedras de crack, 100 papelotes de cocaína e 13 frascos da droga conhecida como cheirinho da loló. Foram apreendidos ainda R$ 3.154,00, nove motos e um celular, de acordo com informação da PM.
O patrulhamento na região está sendo reforçado por homens do 27º Batalhão da Polícia Militar. A operação prosseguirá por tempo indeterminado. Ainda segundo a PM, os presos e o material apreendido foram encaminhados à Divisão de Homicídios da Polícia Civil, na Barra da Tijuca, também na zona oeste do Rio.
Edição: Graça Adjuto