Da Agência Brasil
Rio de Janeiro - Os 13 cemitérios públicos do Rio de Janeiro tiveram hoje (1º) grande movimento. Muitas pessoas preferem prestar homenagens ao parentes e amigos mortos na véspera do Dia de Finados , amanhã (2), para evitar as enormes aglomerações e congestionamentos no trânsito.
A expectativa é que mais de 1 milhão de pessoas visitem os cemitérios do Rio amanhã. O maior público é esperado no Cemitério São Francisco Xavier, no Caju, na zona portuária do Rio, um dos maiores da América Latina.
Neste ano, a administração do cemitério vai inovar, com a instalação de um setor de achados e perdidos, inclusive para localizar crianças que venham a se perder dos pais ou responsáveis. Um alto-falante será usado para ajudar os pais a encontrar os filhos, caso eles se percam.
Segundo o administração do cemitério, Washington Jorge da Silva, desde o último sábado (30), aproximadamente 100 mil pessoas já foram ao local para visitar os túmulos de parentes e amigos mortos.
Silva pediu à população não vá de carro ao cemitério. O acesso, informou, só estará liberado para os veículos que conduzem portadores de deficiência e idosos, e viaturas em serviço da Guarda Municipal, do Corpo de Bombeiros e da polícia.
Na entrada do cemitério, ambulantes oferecem flores a preços variados. A dúzia da rosa, por exemplo, varia de R$ 20 a R$ 40. Célia Pereira de Pontes, 35 anos, vendedora de flores há 22 anos no Caju, diz que o movimento vem caindo ano a ano.
Amanhã, os padres da Arquidiocese do Rio de Janeiro rezarão missas de hora em hora em todos os cemitérios da cidade.
Edição: João Carlos Rodrigues