Aeroportos do Rio operam por instrumentos por causa do tempo chuvoso

14/05/2011 - 12h36

Paulo Virgilio e Pedro Peduzzi

Repórteres da Agência Brasil


Rio de Janeiro e Brasília - Os aeroportos Santos Dumont e Internacional Antonio Carlos Jobim operam por instrumentos na manhã deste sábado (14) devido ao tempo chuvoso na cidade. De acordo com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), dos 49 voos programados para o Santos Dumont até às 11h, cinco sofreram atrasos e cinco foram cancelados. No Tom Jobim, os atrasos atingem cinco dos 61 voos, e os cancelamentos outros cinco.

Na noite desta sexta-feira (13), o mau tempo prejudicou os voos no Santos Dumont, que teve que ser fechado varias vezes para pousos e decolagens. Os atrasos e cancelamentos resultaram em grandes filas de passageiros no saguão do aeroporto e muitos passageiros esperaram até cinco horas para embarcar.

A Infraero informou que a situação agora é normal, apesar do intenso movimento nos balcões das companhias aéreas.

De acordo com o último boletim do Centro de Informações da Prefeitura do Rio, o município retornou hoje ao estado de vigilância, o mais brando de uma escala de quatro níveis. A cidade estava em estado de atenção, o segundo nível da escala, desde às 8h05 de ontem (13). No momento, chove em vários pontos do Rio de Janeiro.

No restante do país, dos 935 voos nacionais previstos até às 11h, 68 estavam atrasados, o que corresponde a 7,3% dos voos e 35 foram cancelados, equivalentes a 3,7%. Guarulhos (SP) é o aeroporto que, até o momento, registra maior número de atrasos (10).

Até o mesmo horário estavam previstos 69 voos internacionais. Três deles saíram com atraso, sendo dois em Guarulhos e um no Tom Jobim. Cinco voos foram cancelados: um em Brasília, um em Salvador e três em Guarulhos.

O texto foi alterado apar acréwcimo de informações

Edição: Rivadavia Severo