Iolando Lourenço e Renata Giraldi
Repórteres da Agência Brasil
Brasília – Com um discurso forte e aplaudido de pé pelos aliados, o senador eleito Itamar Franco (PPS-MG) recomendou hoje (6) ao candidato do PSDB à Presidência, José Serra, que mude seu discurso no segundo turno. Itamar sugeriu que Serra substitua o tom biográfico pela abordagem de temas que interessam diretamente à população.
“Seja mais Serra do que marqueteiro. Seja mais o senhor do que o marqueteiro porque Vossa Excelência tem uma vida limpa e honesta”, disse Itamar, no evento organizado em Brasília, pelos aliados, em apoio a Serra.
Em uma referência a Fernando Henrique Cardoso, embora sem citar o nome do ex-presidente tucano, Itamar aconselhou Serra a não esconder ninguém. “Não precisamos ficar escondendo quem quer que esteja do nosso lado. Senão, eles vão esconder do lado deles”, disse.
Para Itamar, é fundamental ainda que Serra busque uma campanha temática, com assuntos que interessem diretamente à população no cotidiano. Segundo ele, isso é que gerará o confronto de ideias. “O povo quer saber o que nós pensamos, o nosso pensamento sobre os problemas estruturais. Qual é o nosso Brasil para esse mundo que vem nesse século 21? Ninguém inventou o Brasil.”
O ex-presidente enfatizou que o segundo turno deve ser tratado como uma nova eleição. De acordo com ele, é tempo de consertar erros e mudar “latitude e longitude”. “É uma nova eleição em que temos que corrigir erros, mudar nossa latitude e nossa longitude, para que aponte para o Norte”, disse ele. Itamar disse que se os erros não forem corrigidos, há o risco de um massacre.
Edição: Lana Cristina