Consea quer incluir segurança alimentar no debate eleitoral

06/10/2010 - 12h55

Da Agência Brasil

Brasília – O Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) pretende enviar uma carta sobre o direito à alimentação adequada e saudável ao comitê de campanha dos dois candidatos à Presidência da República que estão no segundo turno, Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB). O documento também deverá ser encaminhado aos governadores eleitos no último dia 3.

Na carta, o conselho sugere a adoção de uma política nacional de abastecimento alimentar, mudanças na produção e comercialização de alimentos e a criação de políticas específicas para povos indígenas e populações em situação de rua nas plataformas de governo.

Durante a 19ª reunião plenária do Consea, realizada hoje (6) em Brasília, o presidente da entidade, Renato Maluf, disse que assinou a carta, mas que pediu a opinião dos conselheiros, para que fosse uma manifestação do conselho, e não apenas da presidência.

Os conselheiros que se manifestaram concordaram com a iniciativa. “Acho que esse posicionamento deve ser também da plenária”, disse Sérigo Sauer, da Relatoria do Direito Humano à Terra, Território e Alimentação.

A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Márcia Lopes, reafirmou o compromisso do governo brasileiro com o tema. “Já avançamos muito nessa questão, diminuímos a desnutrição infantil de forma significativa, mas precisamos desenvolver estratégias para acelerar esse processo”, disse.

Ela comentou ainda a participação brasileira em conferências internacionais sobre o tema, como na Cúpula de Revisão dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs), de 20 a 23 de setembro em Nova York, nos Estados Unidos. “Em várias mesas-redondas o Brasil foi citado como exemplo por representantes da Espanha, da Nicarágua, dos Estados Unidos. Assumimos a responsabilidade perante outros países e temos um compromisso com o nosso povo.”

À tarde, o tema da plenária serão os resultados e desafios do Programa Bolsa Família.

Edição: Juliana Andrade