Lula chega à Guiné Equatorial

04/07/2010 - 17h08

Luciana Lima
Enviada Especial

Malabo (Guiné Equatorial) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou a Malabo, capital da Guiné Equatorial, para uma rápida visita ao país. Ele foi recebido pelo presidente Obiang Nguema Mbasogo, que lidera uma ditadura no país desde 1979, após um golpe de Estado. As conversas entre os dois presidentes ocorrerão amanhã (5).

O governo também organizou encontros com mais de 30 empresários brasileiros interessados em fazer negócios no país que tem a maior parte de sua economia baseada na exploração de petróleo e gás.

Os empresários brasileiros querem encontrar formas de driblar a falta de rotas entre o Brasil e a Guiné Equatorial para poderem vender seus produtos. Atualmente, o Brasil compra mais do vende para Guiné Equatorial. A exportação brasileira para o país é diversificada. O item mais representativo é a carne.

Os empresários brasileiros também estão interessados nas obras de infraestrutura em Malabo e nas de construção da nova capital do país.

Além disso, empresas brasileiras já operaram no país na construção de pistas de aeroportos e também de estradas. Outro fator que tem impulsionado as obras na Guiné Equatorial é a Copa da África, que será realizada no país em 2012.

Da Guiné Equatorial, Lula seguirá para o Quênia, a Tanzânia, a Zâmbia e a África do Sul, onde receberá as chaves da Copa do Mundo de 2014.

Edição: João Carlos Rodrigues