Rio recebe a principal mostra de fotojornalismo do mundo

26/05/2010 - 20h28

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Até o dia 27 de junho o público carioca terá a oportunidade de visitar a exposição World Press Photo, considerada a mais importante mostra do fotojornalismo mundial. A premiação foi criada em 1955 pela entidade holandesa sem fins lucrativos World Press Photo e tem na edição deste ano a participação de um fotógrafo brasileiro, Daniel Kfouri, selecionado entre os melhores do mundo.

 

A capital fluminense é a primeira cidade das Américas a receber a mostra de fotografias em sua 53ª edição. A exposição vai percorrer 80 cidades do mundo e deve ser vista por 2 milhões de pessoas. A produtora da mostra, Flavia Moretti, disse que a exposição retrata, através da fotografia, os principais acontecimentos mundiais da atualidade. “Daí a importância da World Press Photo”. Estão reunidos na mostra 162 registros de 63 fotógrafos de 23 países.

O paulista Daniel Kfouri ficou em terceiro lugar na categoria Esporte e Ação, com foto do skatista Bob Burnquist, no Parque Anhembi, em São Paulo. Nesta edição, a organização recebeu um número recorde de inscrições, que chegaram a 101.960 imagens feitas por 5.846 fotógrafos de 128 países, entre os quais 150 brasileiros. A China registrou o maior número de concorrentes (586).

A melhor foto é assinada pelo italiano Pietro Masturzo, que registrou, em junho de 2009, uma mulher em cima de um telhado na cidade de Teerã, protestando contra o governo iraniano.

Sebastião Salgado e André Vieira estão entre os fotógrafos brasileiros premiados em edições anteriores. Do Rio de Janeiro, a mostra segue para Paris, na França.

Edição: Vinicius Doria