Rio de Janeiro anuncia adesão ao Programa Primeira Exportação

26/05/2010 - 17h31

Alana Gandra

Repórter da Agência Brasil

 

 

Rio de Janeiro - O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) assina no próximo dia 28 com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico do Rio de Janeiro (Sedeis) convênio para lançamento do Programa Primeira Exportação.

 

A iniciativa vai permitir que as empresas fluminenses, sobretudo as de menor porte, tenham maior participação na pauta brasileira de exportação, afirmou hoje (26) a subsecretária de Comércio e Serviços da Sedeis, Dulce Angela Procópio. “O programa visa a ensinar e despertar o pequeno empresário para a exportação.”

 

Esse processo inclui capacitação, treinamento e palestras, como a que foi realizada hoje (26) em Nova Friburgo, região serrana do Rio, com a participação de 35 empresas interessadas em saber como exportar. Dulce informou que desses 35 empresários, oito já assinaram o termo de adesão, cadastrando-se para o programa, que ensinará como chegar ao mercado internacional.

 

A subsecretária destacou a importância do programa Primeira Exportação. “Ele não só busca a integração institucional das pequenas empresas no mercado internacional, por meio de um acompanhamento e preparação, como desperta e treina. Então, é eficaz para esse pequeno que precisa de uma atenção quase pessoal”.

 

O próximo seminário sobre o programa será realizado no dia 31 deste mês, em Petrópolis. Segundo Dulce, a média de adesões de possíveis exportadores ao Primeira Exportação nesses eventos fica entre 20% e 25%.

 

 

 

Edição: João Carlos Rodrigues