Presidente Lula encontra-se com Cristina Kirchner na Casa Rosada

25/05/2010 - 18h57

Luiz Antônio Alves e Jacqueline Bogdezevicius*
Repórteres da EBC

Brasília e Buenos Aires - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva já está na Casa Rosada, sede do governo argentino, onde daqui a pouco participará da inauguração de uma galeria de retratos de personalidades representativas da América Latina. Entre elas estão os brasileiros Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, e Getúlio Vargas.

Lula, que ainda não falou com a imprensa, encontrou-se com a presidente Cristina Kirchner e recebeu muitos aplausos quando chegou ao salão onde estão reunidos os convidados para as cerimônias finais que celebram o Bicentenário da República da Argentina.

O presidente do Paraguai, Fernando Lugo, foi o último líder a chegar em Buenos Aires. Ainda no aeroporto militar da capital argentina, Lugo disse que "os mandatários dos países latino-americanos sentem-se unidos e esperançosos para que seus respectivos governos possam superar as dificuldades enfrentadas por nossos povos".

Ainda segundo o presidente paraguaio, "o bicentenário significa uma série de desafios que temos de superar, entre os quais estão a integração regional, o crescimento econômico e a pobreza".
 
Ainda hoje, acompanhada pelos presidentes sul-americanos e convidados especiais, Cristina Kirchner seguirá até avenida próxima à Casa Rosada onde será realizado um desfile militar. As comemorações pelo Bicentenário da República da Argentina terminarão com um jantar que a presidente oferecerá no Salão Branco da Casa Rosada, onde acontecem as cerimônias oficiais do governo.

*Enviada especial

 

Edição: Aécio Amado