Encontro de pequenos empresários do Brasil, Paraguai e Argentina resulta em 350 rodadas de negócios

01/05/2010 - 16h49

Luiz Antônio Alves
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Oitenta pequenos e médios empresários do Brasil, da Argentina e do Paraguai realizaram 350 rodadas de negócios durante o Primeiro Encontro Empresarial de Integração Produtiva, encerrado neste fim de semana em Posadas, no estado argentino de Missiones.

Mais do que uma simples oportunidade para o intercâmbio comercial, o encontro tornou-se um fórum para estudos sobre o desenvolvimento de produtos, associações entre empresas para a exploração de determinadas áreas de negócios (joint ventures) e alianças para exportações.

A ministra argentina da Indústria, Débora Giorgi, destacou que os pequenos e médios empresários "são um motor para o desenvolvimento dos países que integram o Mercosul", de acordo com informações da agência oficial de notícias do país, Telam. A ministra acrescentou que o comércio entre essas empresas no Mercosul cresceu três vezes entre 2003 e 2010, e que a previsão para este ano é superar o recorde de US$ 42 bilhões em vendas, alcançado em 2008.

O comércio das pequenas e médias empresas com os países de fora do Mercosul também aumentou significativamente, chegando à média anual de US$ 480 bilhões, resultantes da soma de exportações e importações dos países do bloco comercial para o restante do mundo.

Os empresários brasileiros, argentinos e paraguaios que se encontraram em Posadas são dos setores metalomecânico, de agroalimentos, de turismo e de móveis. Um dos resultados práticos do encontro será a organização de festivais para divulgar as atrações turísticas de cada um dos países.

Funcionários do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) se reuniram com os empresários para oferecer informações e assessoramento sobre o mercado brasileiro.

Edição: Juliana Andrade