Ampla programação marca Dia do Trabalho no Rio

01/05/2010 - 9h55

Douglas Corrêa
Repórter da Agência Brasil

 

Rio de Janeiro – Uma extensa programação marca o 1º de Maio na Quinta da Boa Vista, tradicional palco de comemorações do Dia do Trabalho. Com uma área de mais de 200 mil metros quadrados, com muitas árvores e área verde, o lugar fica no bairro de São Cristóvão, conhecido como Bairro Imperial, por ter sido residência da família do imperador dom Pedro I. Lá, funcionam o Museu da Quinta da Boa Vista e o Jardim Zoológico.

 

Milhares de pessoas comparecem todo ano à festa, que tem como ponto alto shows de artistas da música popular brasileira. As atividades começaram às 8h e vão até as 17h e são realizadas em parceria pelo Ministério do Trabalho e Emprego e as secretarias estadual e municipal do Trabalho. 

 

As pessoas que participam do evento têm a oportunidade de obter diversos serviços gratuitos, como isenção de taxas de cartório para a retirada da segunda via da carteira de identidade e isenção no pagamento de taxas do Detran.

 

Para as crianças haverá peças teatrais, atividades de recreação e educação ambiental, além de acesso à internet, entre outras. O ponto alto será a apresentação do cantor Diogo Nogueira, que encerrará a festa. 

 

O Jardim Zoológico também está aberto à visitação até as 17h, com ingresso ao preço promocional de R$ 5 para adultos. Crianças com até um metro e meio estão isentas do pagamento.

 

O zoológico reúne mais de 2.100 animais de 700 espécies da fauna brasileira e de outros países, entre aves, mamíferos, répteis e peixes. Em seu espaço, reproduzem-se espécies raras ameaçadas de extinção como o urubu rei, a ararajuba e o cachorro do mato vinagre.

 

Em outro extremo da cidade, no bairro de Madureira, tradicional berço do samba carioca, a festa do Dia do Trabalho é realizada em frente à quadra da escola de samba Império Serrano.

 

Os trabalhadores podem verificar a pressão arterial, fazer corte de cabelo e aplicação de flúor, gratuitamente.  

 

A Comissão de Combate à Pirataria da Assembleia Legislativa do estado montou uma tenda para tirar dúvidas dos consumidores em relação aos seus direitos, além de distribuir a cartilha Olho Vivo – Diga Não à Pirataria, com orientações à população.

À noite, haverá show e a presença de baterias e passistas das escolas de samba Portela e Império Serrano.

Edição: Graça Adjuto