Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O Conselho de Administração da Petrobras vaiescolher o terceiro membro do Comitê de Minoritários que vai acompanharo processo de cessão dos reservatórios de petróleo do pré-sal da Uniãoà estatal. A indicação poderá ocorrer ainda este mês, mas a empresa nãoexplicou como será o processo. Os dois membros já definidossão FábioBarbosa, que preside o Banco Santander Brasil e a poderosa FederaçãoBrasileira de Bancos (Febraban) e Jorge Gerdau, um dos maiores e maisinfluentes empresários do país.
Ainformação foi dada hoje (1º) pelo diretor da Área Financeira e deRelações com Investidores da Petrobras, Almir Barbassa, durante reuniãoda Associação Brasileira das Companhias Abertas (Abrasca), no Rio.Segundo Barbassa, o comitê dará “transparência” atodo o processo de cessão da exploração para a estatal.
Barbassadeixou claro, porém, que o comitê só será formado depois da aprovaçãodo marco regulatório da exploração do pré-sal pelo Congresso Nacional.“O comitê irá assessorar e orientar o Conselho de Administração nessasdecisões [de áreas de cessão onerosas]”.Odiretor explicou que na indústria de petróleo, os investimentos têm umlongo tempo de maturação para gerar lucro, por causa das incertezas próprias do negócio, mas no caso da Petrobras, esse período serárelativamente curto, porque a empresa descobriu o óleo na camadapré-sal na Bacia de Santos, em uma faixa com potencial que se estendedo litoral do Espírito Santo até Santa Catarina, o que garantiria umretorno seguro para os investidores.