Movimentação de contêneires coloca Itajaí entre os principais portos brasileiros

28/02/2009 - 13h25

Jorge Wamburg
Repórter da Agência Brasil
Itajaí (SC) - A história do Porto de Itajaí começa em 1905, quando a Comissão de Melhoramentos dos Portos e Rios relizou os primeiros estudos para instalar o complexo portuário no estuário do Rio Itajaí-Açu. Mas somente 33 anos depois, em 1938, foi construído o primeiro trecho de cais, de acordo com os registros do assessor de comunicação Magru Floriano, professor universitário, escritor, memorialista da cidade e membro da Academia Jataiense de Letras.Até as enchentes de novembro de 2008, o Porto de Iatajjaí era líder nacional na movimentação de várias mercadorias, como carne congelada, e o segundo na movimentação de contêneires para longo curso. Agora, todo o empenho da administração portuária e da própria cidade está na reconstrução das instalações e a recuperação do porto no prazo mais rápido possível, a partir da conclusão das obras de dragagem e reconstrução dos dois berços (cais de atracação de navios) destruídos.Em junho de 1966, o complexo portuário de Itajaí passou a ser considerado "porto organizado" pelos órgãos responsáveis pelo setor no país. E dez anos depois , em 1976, passou ao controle da Portobras, estatal criada na época para administrar o sistema portuário brasileiro. A municipalização do porto aconteceu em 2000 e desde entãoele está sob a responsabilidade de uma superintendência criada pela prefeitura.O marketing do Porto de Itajaí, antes da tragédia de novembro, era a agilidade e eficiência nos serviços oferecidosaos usuários, com operação 24 horas por dia para garantir maior movimentação no cais e menor tempo de permanência dos navios. Seu cais comercial com 740 metros e quatro berços para atracação de navios garantia essa movimentação ininterrupta para manobras noturnas de navios com até 210 metros e diurnas com até 250 metros, graças ao calado (profundidade do cais) de 9,90 metros.O  Porto de Itajaí está localizado numa regiãoprivilegiada no litoral de Santa Catarina, servido por quatro rodovias federais, as BRs-101, 110, 470 e 282, o que permite a movimentação de mercadorias de vinte estados e do Distrito Federal. Em 2007, a movimentação total de cargas alcançou 7.309.884 toneladas, com um crescimento de 6% em relação ao ano anterior.A movimentação total de cargas em contêneires foi de 6.069.467 (crescimento de 7% em relação a 2006) e a tonelada média por contêiner foi de 24,8 toneladas.