Stênio Ribeiro
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Acompanhando a tendência de transparência nosorganismos públicos, a Ouvidoria do Banco Central (BC) estendeu seus serviços às representaçõesregionais de Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza e Belém.A Ouvidoria do BC já funciona, desde a última segunda-feira(19), nas nove subsedes da instituição, nas quais disponibiliza espaçospara que o cidadão apresente suas demandas (críticas, sugestões,denúncias e reclamações) sobre os serviços do próprio banco.Localizadana entrada de cada edifício do BC para dar mais vizibilidade aoserviço, a ouvidoria é de fácil acesso para o público em geral edisponibiliza formulários para cada tipo de demanda. Esse materialtambém pode ser levado para posterior preenchimento e envio peloCorreio, e já tem tarifa postal pré-paga.A criação dos espaçosregionais é resultado de iniciativa da própria ouvidoria, com o objetivo de melhorar o atendimento do cidadão nas demandas pertinentes ao BC, comoexplicou o ouvidor-adjunto João Carlos Ferreira.Segundo ele, a Ouvidoria do BC foi criada em julho de2006, nos mesmos moldes do atendimento feito pelo Ministério daFazenda. No ano seguinte, os bancos públicos e privados tambéminstalaram ouvidorias que funcionam como instância conclusiva dasdemandas dos clientes.As reclamações, denúncias e sugestõesdevem passar em primeiro lugar pelos departamentos pertinentes de cadainstituição, e só no caso de atendimento não-satisfatório é que aouvidoria deve ser acionada para interagir com quem decide internamentee com o cidadão, em busca de solução, disse João Carlos.