Cartão BNDES registra aumento de 277% nos financiamentos de empresas do setor de moda

13/01/2009 - 17h47

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - As micro, pequenas emédias empresas do setor de moda estão entre as quemais se destacaram no desembolso de recursos do Banco Nacional deDesenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no ano passado. Elasrealizaram 2.185 operações no valor de R$ 29,1 milhões,contra 635 operações em 2007, que somaram R$ 7,7milhões. Um crescimento de 277%.

“A indústriada moda é uma indústria muito importante para nósporque é grande geradora de emprego. E o banco tem váriosprodutos para esse segmento. Entre eles, o Cartão BNDES, paraas micro e pequenas empresas”, disse o chefe interino dodepartamento de Políticas de Comunicação doBNDES, Sérgio Carijó.

Segundo SérgioCarijó, o Cartão BNDES foi o principal instrumentousado pelos empresários do setor na compra de insumos eequipamentos utilizados na indústria de confecção.O cartão é uma linha de crédito rotativo,pré-aprovado, para compra, pela internet,de máquinas e insumos que disponibiliza, no momento, mais de100 mil produtos.

A linha definanciamento tem limite de até R$ 250 mil por cartãoemitido e taxa de juros atual de 1,13% ao mês. O pagamento éfeito em até 36 parcelas fixas. Ele revelou que o banco possuiainda outras linhas de financiamento para a indústria têxtile de confecção, que incluem o BNDES Automático,Finame e linhas de crédito para exportação.

De acordo cominformação da assessoria de imprensa do BNDES, osdesembolsos destinados à produção têxtilsomaram R$ 954 milhões no ano passado. Em 2007, as liberaçõespara o setor alcançaram R$ 301 milhões. Para o segmentode confecção de vestuário e acessórios,os recursos financiados pelo banco totalizaram R$ 394 milhõesem 2008, contra R$ 108 milhões no ano anterior.

Pelo terceiro anoconsecutivo, o BNDES patrocina a bolsa de negócios da modaFashion Rio, feira de moda que está sendo realizada na Marinada Glória, no Rio de Janeiro. “É uma experiênciamuito boa para o banco, tanto que já é o terceiro anode apoio ao Fashion Business,disse Sérgio Carijó.