Amanda Mota
Repórter da Agência Brasil
Manaus - O TribunalRegional Eleitoral (TRE) do Amazonas, manteve a diplomação do prefeitoeleito de Manaus, Amazonino Mendes, para hoje (18), apesar da tramitação do processo a que Mendes está respondendo por comprade votos.
A decisão do TRE amazonense foi tomada em sessão realizada na terça-feira (16). Os magistrados do Tribunal aprovaram porunanimidade a suspensão dos efeitos da decisão da juíza Maria Eunice Torresque, em 27 de outubro, determinou a cassação do registro de candidatura de AmazoninoMendes e de seu vice, Carlos Souza (PP).
De acordo com a JustiçaEleitoral, a sentença da juíza Maria Eunice foi embasada em informações daDelegacia de Defesa Institucional da Polícia Federal em Manaus.
As informações tratamdo envolvimento de representantes da coligação de Amazonino Mendes [Manaus, umFuturo Melhor] na acusação de distribuição de 419 requisições para abastecimento decombustível em troca de voto e apoio no dia do pleito de 2008. O fato teriaocorrido no dia 4 de outubro, véspera do primeiro turno das eleições municipais.As requisições apreendidas continham a impressão da frase Eleições2008 - Amazonino Mendes.
No início desta semana, oMinistério Público Eleitoral no Amazonas (MPE) emitiu parecer contrário àliminar concedida em mandado de segurança em favor Amazonino Mendes. Apesar doparecer do MPE, os juízes do TRE votaram contra. A decisão dos juízes tambémgarante ao prefeito eleito o direito de apresentar defesa contra a cassação deseu registro eleitoral. O recurso será analisado pelo Tribunal.