Chuvas provocam a interrupção do fornecimento de gás em Santa Catarina e Rio Grande do Sul

24/11/2008 - 20h39

Alex Rodrigues
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O fornecimento de gás para oRio Grande do Sul e cinco cidades de Santa Catarina estáinterrompido por causa do temporal que provocou um deslizamento deterra na BR-470 e destruiu parte de um gasoduto da Companhia de Gásde Santa Catarina (SCGás).

Segundo o diretor-presidente daSCGás, Ivan Ranzolin, os registros da tubulaçãoforam imediatamente fechados e interrompeu o envio de gás paraos municípios de Blumenau, Pomerode, Gaspar, Indaial e Timbó.Uma equipe foi imediatamente para o local do acidente, maso deslizamento de terra bloqueou a estrada, dificultando o acesso aolocal.

Ontem (23) a queda de uma encosta,em Blumenau, atingiu a tubulação do gasodutoBrasil-Bolívia e a empresa responsável pelo gasoduto, aTransportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil (TBG),fechou os registros, interrompendo o fluxo de gás no troncoentre Blumenau (SC), Guaramirim (SC) e parte do Rio Grande do Sul.

Ivan Ranzolin disse que asinformações de funcionários da TBG são deque as equipes não conseguem chegar de helicóptero aolocal onde o duto está rompido. “Chove muito na regiãoe não há como consertar o estrago. Se chegarem aolocal, o problema pode ser resolvido em 48 horas ou até emmenos tempo, mas para isso é preciso que as equipes consigamchegar lá”. Ele teme que ocorram novos deslizamentos nolocal.

O diretor-presidente da SCGás disse ainda que deixou de distribuir gás natural veicular(gnv) aos postos de abastecimento da região e que limitou ofornecimento às indústrias. De acordo com Ranzolin, dos1 bilhão e 700 mil metros cúbicos diárioscontratados, a empresa deixou de vender cerca de 1 bilhão e300 mil metros cúbicos de gás ao dia.

“Um prejuízo para nóse para as indústrias que estão tendo que deixar deproduzir. Aqui fica o maior pólo de indústria cerâmicado país. Estamos fornecendo apenas 20% do que cada indústrianecessita apenas para que elas possam desligar seus fornos, o quedemora um dia todo. Não dá para simplesmente chegar eparar”, disse.