Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - A Eletrobrás recebeu hoje (26) o aval da Comissão de Valores dos Estados Unidos - Securities and Exchange Comission (SEC) - para negociar suas ações na Bolsa de Valores de Nova York. Segundo informou a assessoria de imprensa da estatal, a listagem das ações na bolsa americana será oficializada no dia 31 de outubro.
O presidente da Eletrobrás, José Antonio Muniz, considerou o registro na SEC uma vitória. Ele disse não temer que a crise financeira internacional cause prejuízos à empresa. “Toda crise é sinônimo de oportunidade. E essa não é diferente. Os investidores estão se voltando para o mundo real e esse é o mundo da Eletrobrás”, afirmou.
A expectativa é que as ações da estatal possam se valorizar no médio prazo, a partir da negociação na bolsa americana. O diretor financeiro e de Relações com Investidores da Eletrobrás, Astrogildo Fraguglia Quental, acredita que a liquidez da companhia vai aumentar com a valorização dos papéis. “E a Eletrobrás poderá então obter taxas de juros menores."
O Sistema Eletrobrás tem, hoje, uma capacidade instalada de produção de 39.753 megawatts (MW) de energia, o equivalente a 39,6% do total nacional. A empresa detém ainda 63% da malha brasileira de linhas de transmissão, que somam 56.789 quilômetros.