Lúcia Norcio
Repórter da Agência Brasil
Curitiba - Em Curitiba, cerca de 1,2milhão de eleitores vão escolher o prefeitodo município entre oito candidatos. O prefeito Beto Richa (PSDB) disputa a reeleição,concorrendo pela chapa O Trabalho Continua. É a maior coligação, formada por onze partidos – PSDB, PP, PSL, PDT, DEM, PSB, PPS, PR, PSDC, PRP e PTN. Richa abre a série de entrevistas da Agência Brasil com os candidatos curitibanos. Amanhã (14), será a vez de Gleisi Helena Hoffmann (PT); na segunda-feira (15), de Carlos Augusto Moreira Júnior (PMDB); e na terça-feira (16), encerrando a série, de Fábio Camargo (PTB).
Carlos Alberto Richa tem 45 anos, éengenheiro, natural de Londrina. Filhodo deputado federal e senador já falecido José Richa, passouparte da infância em Brasília, onde residia com a família. Em 1982, quando seupai foi eleito governador do Paraná, o candidato se mudou para Curitiba. Trocoua profissão de engenheiro pela política em 1994, ingressando na vida pública aos 29 anos, eleito deputado estadual com 22 mil votos. Quatro anos mais tarde, foireeleito com o dobro dos votos.
Um dos seus projetos de maior repercussão como parlamentar foi a aprovação da Lei 11.255, de 1995, que ficouconhecida como a Lei Beto Richa. O texto determinou o pagamento de indenização, pelogoverno do Paraná, a ex-presos políticos, que sofreram repressão durante aditadura militar no Brasil, servindo de modelo para outros estadosbrasileiros. Beto Richa contou que conviveu com o regime militar muitode perto porque seu pai dava proteção a perseguidos pela ditadura.
Foi vice-prefeito na gestão de Cassio Taniguchi (2001-2004) e também secretário municipal de Obras Públicas. PeloPSDB, disputou o governo do Paraná em 2002, na coligação com PFL, PSL e PAN,obtendo quase 900 mil votos, mas não passou para o segundo turno. Aos 39 anos,em 2004, Beto Richafoi eleito prefeito de Curitiba.
O candidato dá à sua campanha um tom de“continuidade” de sua atual administração. “Todo o plano degoverno proposto em 2004 foi cumprido, indo até além, só que a cidade nuncaestará acabada, sempre terá mais a fazer”, destacou. Richa disseque hoje se sente mais preparado para ocargo, estudou muito Curitiba e sabe onde estão os problemas. O plano de governo de Beto Richa, para ospróximos quatro anos, tem o título Quatro Anos Cinco Metas: Gente em Primeiro Lugar. As cinco metasestratégicas são morar, aprender, trabalhar, cuidar e viver em Curitiba.
A educação é apontada pelocandidato como a prioridade número um de uma possível segunda gestão.“Em menos de quatro anos, houve um investimento de R$ 1,3 bilhão emeducação, contemplando quase 150 mil crianças e adolescentes, que freqüentam arede municipal de ensino. Buscamos a excelência e, para isso, a educaçãocontinuará sendo uma prioridade. Temos o compromisso de zerar as filas nas creches. Foram abertas 9,8 mil vagas nessa gestão e agora serãomais 9,2 mil para atender toda ademanda”, afirmou. Segundo ele, ter dado prioridade àeducação garantiu a Curitiba a condiçãode melhor ensino básico do país, conforme avaliação do governo federal. Sereeleito, a ampliação de uma hora na escola e o atendimentoem tempo integral também fazem parte dos planos de Richa.
Na área da saúde, o candidato lembrou que o Banco Mundial apontou Curitiba como o melhorsistema público de saúde entre as capitais do país e o governo federalreconheceu o esforço por um modelo de qualidade, ao atribuir oprêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio ao programa MãeCuritibana. O programa foi adotado na cidade de São Paulo (MãePaulistana) e em Pernambuco (Mãe Coruja).
Segundo o candidato da ampla coligação O Trabalho Continua, as mais importantes obras de saneamento estãoassociadas à moradia popular e à preservação ambiental. “Temos projetosde macrodrenagem das bacias dos Rios Iguaçu, Belém e Atuba. A recuperação do Rio Bariguijá foi iniciada, juntamente com um projeto de realocaçãodas famílias, que vivem às margens do Barigui emáreas de risco social e de proteção ambiental”, explicou.Com a redução do preço da tarifa – que custa R$1,90 há quase três anos -, a criação da domingueira (passagem a R$ 1,00 aosdomingos) e a renovação da frota de veículos,o candidato Beto Richa disse acreditar ter trazido devolta ao sistema os usuários que não conseguiam mais pagar uma tarifa muito cara.“A conclusão da Linha Verde, a introdução do Ligeirãoe a reforma e ampliação dos terminais de transporte vão agora atrair novos usuários”, explicou ele, referindo-se ao tema transportes. Richa concluiu afirmando seu compromissode realizar, ainda este ano, alicitação para escolha das empresas concessionárias, a primeira desde que osistema foi criado, 53 anos atrás.