Horário eleitoral na TV influencia eleitores mais e menos politizados, diz especialista

18/08/2008 - 17h49

Marco Antônio Soalheiro
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O horário depropaganda gratuita de rádio e TV durante as eleições,existente no Brasil, exerce uma influência direta sobre oscidadãos, adaptada conforme o grau de politização de cada um. A avaliação é da professora do Departamento de Ciências Políticas da Universidade deSão Paulo (USP), Elizabeth Balbachevsky. “Ele cria um canal deinformação simples e de fácil acesso com oeleitorado que tem relação mais periférica com apolítica. Esse eleitor ganha noções para poderdecidir”, afirmou Elizabeth em entrevista à AgênciaBrasil, ao comentar o início, a partir de amanhã, dapropaganda eletrônica dos candidatos à eleiçõesmunicipais de 2008. “Para o eleitor militante, dá muniçãopara que ele converse, discuta e passe à frente o programa de seucandidato”, acrescentou.Os blocos diáriosda propaganda gratuita serão de 30 minutos no rádio, de7h às 7h30 e de 12h às 12h30, e na televisão de13h às 13h30 e de 20h30 às 21h. Os candidatos aprefeito vão ocupar as segundas, quartas e sextas-feiras e oscandidatos a vereador as terças-feiras, quintas-feiras esábados. Nos domingos não será veiculada apropaganda. Haverá ainda inserções doscandidatos a prefeito de 15, 30 ou 60 segundos, a serem veiculadaspelas emissoras ao longo da programação, entre as 8h ea meia-noite. A campanha no rádioe na TV acaba em 2 de outubro, a três dias da realizaçãodo primeiro turno das eleições municipais, no dia 5 de outubro, um domingo. Estará sujeito a penalidades aplicadas pela Justiça Eleitoral o candidato que veicular  em seus programas  material ofensivoa adversários ou declarações de apoio depersonalidades pertencentes a partido ou coligaçãodiferente da sua.