Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - Ao comentar o ÍndiceGeral de Preços-10 (IGP-10) de agosto, o coordenador deAnálises Econômicas do Instituto Brasileiro de Economia(Ibre), da Fundação Getulio Vargas (FGV), SalomãoQuadros, disse que o resultado indica que haverá menospressões sobre os custos. “Tudo isso émuito favorável, quando você está numa fase decombate à inflação”, afirmou o economista.Divulgado hoje (18), o índice ficou em 0,38%, contra 2% emjulho. É a menor variação do IGP-10 desde julhodo ano passado. O índice é calculado com base nospreços praticados entre os dias 10 do mês anterior e 11do mês de referência.
Segundo Quadros, existem muitaspressões que ainda não foram repassadas ao consumidor e épreciso que esse repasse ocorra de forma disciplinada. Muitosaumentos de custos na indústria ainda não foramrepassados ao consumo: “Estão entalados no meio do caminho.Aumentaram os custos para algumas empresas, mas a margem foiencurtada. Se elas puderem, tentarão recuperar as margens.Se a recuperação for muito rápida, todo mundo aomesmo tempo, isso vira inflação”, disse.
Para o economista, ainda deve haver aumento de juros ao longodeste semestre para controlar ainflação. Ele explicou que a inflaçãotraduzida pelo IGP reflete a cotação de produtos comosoja, petróleo e fertilizantes, cujos preços sãoformados no mercado externo. “A componente internacional dainflação está numa fase bem mais favorávelde trégua, mas a inflação doméstica, dosserviços, e os repasses de custos da indústria para ovarejo, sem falar nas tarifas, ainda não acabaram. Então,acho que a situação ainda exigecuidados”, ressaltou.
Para Quadros, o cenário,porém, melhorou. Há um mês, analistas estimavamque o teto da meta de inflação ao consumidor em 2008seria ultrapassado com facilidade. Hoje, entretanto, já se trabalha com a expectativa de que o ano poderá fechar com inflaçãoabaixo da meta de 6,5%.
“Isso se tornou um pouco maisviável, com a queda forte de alimentos que se nota agora, masainda é um ganho muito recente e não se tem a devidasegurança para saber o quanto é duradouro esustentável.” Quadros disse que o processo de combate àinflação tem que se consolidar bem. “E isso significauma política monetária ainda ativa durante algum tempo,até ter certeza de que as expectativas começam aceder”, concluiu.