Mylena Fiori
Enviada Especial
Pequim (China) - Nemmesmo os Jogos Olímpicos desviam a atenção do governo central da Chinade questões prioritárias, como a redução da poluição e a maioreficiência energética. Ontem (13), enquanto osatletas chineses acumulavam medalhas, o Ministério de Finanças anunciouo aumento das taxas sobre carros maiores, que consomem e poluem mais.Em contrapartida, baixou as taxas sobre carros econômicos e menospoluentes.Noano passado, os modelos mais vendidos foram aqueles com motor entre 3.0e 4.0, enquanto a procura por carros com potência inferior a 1.0 caiu31%. Para inverter o perfil de consumo, o governo subiu de 15% para 25%a taxa nesta faixa de veículo. A elevação foi ainda maior para modelos com potência acima de 4.0 – nesse caso, o imposto subiu de 20% para40%. O valor cobrado foi mantido para carros commotor entre 2.2 e 3.0 (9%) e entre 1.0 e 2.2 (5%). Para veículos compotência igual ou menor que 1.0, a taxa caiu de 3% para 1%.Emjunho o governo central já havia anunciado o aumento do preço dagasolina e do óleo diesel, na tentativa de inibir a circulação deveículos e os conseqüentes aumentos do consumo de petróleo e da poluição.AChina já é o segundo maior mercado automotivo do mundo. O número decarros circulando pelo país aumentou dez vezes nos últimos sete anos,passando de quatro milhões, em 2000, para 40 milhões no anopassado. O país é também o segundo maior produtor de carros do mundo, comnove milhões de unidades em 2007 - no primeiro semestre deste ano, a China montou 5,2 milhões de veículos, de acordo com a Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).Segundoprevisão da Agência Mundial de Energia, em 2010, a China consumirá 20%de toda a energia mundial e importará mais de 50% de sua necessidade depetróleo, o que impõe medidas urgentes na direção de uma maioreficiência energética. No quesito maio ambiente, a China também temmuito dever de casa. Das 20 cidades mais poluídas do mundo, 16 sãochinesas, de acordo com o Banco Mundial. Na capital, Pequim, um terçoda poluição vem dos três milhões de carros que circulam na cidade.Leiamais matérias da enviada especial Mylena Fiori e acompanhetoda a cobertura olímpica multimídia da equipe daEmpresa Brasil de Comunicação no siteChina 2008.