Mylena Fiori
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Os Jogos Olímpicosvão deixar, entre outros legados, um moderno e eficientesistema de transporte urbano. Foram sete anos de preparativos quemobilizaram arquitetos do mundo todo e transformaram a capital daChina no maior canteiro de obras do planeta.A principal transformaçãono transporte urbano de Pequim foi a ampliação do sistema de metrô, cominvestimentos de US$ 8,3 bilhões, criação detrês novas linhas, ampliação de outra,substituição de vagões, reforma e construçãode estações. Além da redução dovalor do bilhete de 3 remembis (R$ 0,75) para 2 rmb (R$ 0,50), quandoa primeira das novas linhas foi inaugurada, em julho de 2007. A malha total de metrôpassou de 114 para 200 quilômetros, em oito linhas. E uma novalinha começou a ser construída em junho deste ano. Mais27 quilômetros serão agregados ao sistema até 30de setembro de 2009, data fixada para o término das obras. A ampliaçãodo metrô começou em 2002, com a Linha 5, que liga oNorte ao Sul de Pequim. Foram quatro anos e nove meses de obras atéa inauguração, em julho de 2007.As outras duas linhas(10 e 8) foram abertas ao público em junho e julho deste ano.A Linha 10 percorre o chamado terceiro anel da cidade (Pequim égeograficamente definida por anéis ao redor da “CidadeProibida”, que é conhecido o centro da cidade).A linha 8, com quatroquilômetros e quatro estações, foi construídaespecialmente para levar os visitantes aos endereços maisimportantes dos Jogos. Cada uma é decorada com as cores erepresentações de uma estação do ano. As estaçõesnovas das outras linhas também ganharam decoraçãodiferenciada, porém o mais interessante é o sistema desegurança. Um paredão de vidro temperado separa aplataforma dos trilhos, impedindo acidentes. Uma porta de vidro seabre simultaneamente à do vagão, para a entrada e saídade pessoas. Em cada estação há indicaçãoda parada anterior e da seguinte e dentro dos trens um painelluminoso vai sinalizando o caminho percorrido. Outra alteraçãono sistema de transporte foi a substituição dosbilhetes de papel, utilizados durante 30 anos, por cartõesmagnéticos. O cartão recarregável pode serusado também nos ônibus e táxis de Pequim. O novosistema entrou em vigor em junho deste ano.Além disso,foram criados corredores para três linhas rápidas deônibus (duas já em funcionamento), e a zona oeste dacidade recebeu uma grande estação de distribuiçãode linhas de ônibus, a DongZhiMen. O Aeroporto de Pequim ganhouuma nova estrada de acesso e foi equipado com um terceiro terminal,projetado pelo arquiteto e urbanista inglês Norman Foster, quetambém assina o Estádio Olímpico de Paris(construído para os Jogos de 1994), o Estádio Nacionalde Wembley, em Londres, a Torre de Collserola, em Barcelona, e oAeroporto Internacional de Hong Kong.A substituiçãoda frota de táxis foi outra medida do pacote que modernizou osistema de transporte público de Pequim para os JogosOlímpicos. Com subsídio público, em 9 de agostode 2007 cinco mil carros foram substituídos por modelos maisnovos. Desde então, outros 67 mil táxis foramcolocados em circulação.Por fim, foi adotadoainda um sistema de rodízio de carros, de acordo com a placa(par ou ímpar). Programado para o período dos Jogos, orodízio deve ser mais uma das heranças para a população de Pequim.Acompanhe a cobertura multimídia dos Jogos Olímpicos realizada pela equipe da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) no site China 2008.