Trajeto do trem-bala entre Rio, São Paulo e Campinas será divulgado até agosto

30/06/2008 - 19h48

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - O traçado preliminar do trem de alta velocidade (TAV) que ligará as cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas, deverá ser divulgado até o final de agosto pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). É o que estimam o  vice-presidente do BNDES, Armando Mariante, e o diretor da área de Infra-Estrutura, Wagner Bittencourt.Eles receberam hoje (30) uma delegação do governo japonês liderada pela vice-ministra da Infra-Estrutura, Transporte e Turismo do Japão, Midori Matsushima, que confirmou o interesse do Japão em participar do processo de licitação do  TAV, também conhecido como trem-bala. O projeto do trem prevê interligar uma área de 550  quilômetros de extensão.O BNDES coordena os estudos técnicos para a implantação do projeto e pretende que o trajeto contemple ligações do trem com os aeroportos internacionais Tom Jobim (RJ), Cumbica (SP) e Viracopos (Campinas). Além, disso o projeto do trem-bala deverá incluir outras duas paradas intermediárias, entre São José dos Campos (SP) e Volta Redonda (RJ).

Segundo informações da assessoria de imprensa do BNDES, o traçado constitui uma informação fundamental para a orientação de  estudos e análises dos possíveis interessados no processo de licitação do trem de alta velocidade. 

O  governo japonês teria interesse em participar de todo o processo de licitação, que envolve a concessão do serviço e também o fornecimento de equipamentos. Em março deste ano, o BNDES e o governo fluminense  realizaram a primeira reunião formal com o consórcio  responsável pela elaboração do estudo de viabilidade do TAV. O consórcio é integrado pela empresa Halcrow Group, da Inglaterra, e pelas companhias brasileiras Balman Consultores Associados e Sinergia Estudos e Projetos. O processo de licitação  em que o consórcio foi selecionado foi realizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento(BID).O estudo de viabilidade vai tratar da estimativa do potencial de demanda e de questões tarifárias, dentre outras características. De acordo com o secretário estadual de Transportes do Rio de Janeiro, Júlio Lopes, os investimentos necessários à implantação do trem-bala podem variar entre US$ 11 bilhões e US$ 15 bilhões.

O valor definitivo será estabelecido quando o estudo estiver concluído. A meta é, com a conclusão do estudo de viabilidade ainda este ano, realizar a licitação para as obras no início de 2009.