Agência Brasil
Brasília - Depois deum processo eleitoral turbulento, o presidente do Zimbábue,Robert Mugabe, assumirá hoje (29) o sexto mandato. A cerimôniade posse está marcada para as 15h deste domingo, nohorário local (10h, no horário de Brasília), e osconvites para o evento foram enviados antes mesmo doanúncio do resultado oficial da votação, deacordo com a BBC Brasil.
Mugabe disse ter garantido uma "vitória arrasadora" nosegundo turno da eleição presidencial, realizado sexta-feira (27), em que foi o único candidato. Opresidente afirmou que resultados da apuração dos votosmostram que ele venceu em todas as zonas eleitorais no reduto daoposição, a capital Harare.
"Osresultados mostram que estamos vencendo de maneira convincente, quenós vencemos em todas as zonas eleitorais em Harare, um redutodo MDC [Movimento Democrático porMudança, que faz oposição a seu governo], onde nós tínhamos vencido em apenas uma zona emmarço. Esta é a tendência", afirmou Mugabeem uma transmissão apresentada pela televisão estatal.
Observadoresinternacionais disseram que muitos votos foram invalidados e emalgumas áreas o número deles era maior do que os votospara o presidente.
MorganTsvangirai, o líder do Movimento Democrático porMudança, retirou sua candidatura do segundo turno da eleiçãohá uma semana. Mesmo assim, seu nome continuava constando dascédulas eleitorais na votação de sexta-feira,porque as autoridades eleitorais do Zimbábue se recusaram aaceitar sua decisão.
Mugabedeve participar amanhã (30) de uma reunião da UniãoAfricana no Egito. De acordo com a BBC Brasil, um grupo demonitoramento do Parlamento Pan-Africano pedirá à Comunidade de Desenvolvimento do sul da África e àUnião Africana que facilitem conversas entre o governo e aoposição no Zimbábue.