Lupi se diz favorável à redução da jornada de trabalho

02/05/2008 - 14h54

Diego Paes
Da Agência Brasil
Rio de Janeiro - Ao entregar hoje (2) novas carteiras de trabalho no Rio de Janeiro, o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, defendeu a proposta apresentada pelas centrais sindicais de redução da jornada de trabalho de 44 para 40horas semanais. Lupi afirmou que é legítimo e natural que ostrabalhadores se organizem e defendam a diminuição da jornada.

O ministro destacou que a questão ainda deve ser discutida no Congresso e que o  paísnão perde na competitividade, visto que toda a economia mundial tem leis parecidas. De acordo com ele, até na China, onde a mão-de-obra é muito barata, os trabalhadores começaram a fazerreivindicações por direitos trabalhistas.

Carlos Lupi afirmou ainda quenão pode haver um julgamento sem direito a defesa do deputado federalPaulo Pereira da Silva, que está sendo investigado pela Polícia Federal, suspeito de envolvimento em esquema de desvio de recursos do Banco Nacional de DesenvolvimentoEconômico e Social (BNDES). "O que a Polícia Federal apresentousão indícios, mas que precisam de provas para afirmar qualquer coisa".

Segundo Lupi, o deputado lhe disse nessa quinta-feira, durante a festa do 1° de Maio daForça Sindical em São Paulo, que não sabe do queestá sendo acusado.