Estimular produção regional é meta da Empresa Brasil de Comunicação

08/04/2008 - 0h12

Hugo Costa
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Aumentara quantidade de produções regionais é uma dasmetas da recém criada Empresa Brasil de Comunicação(EBC). Os princípios da empresa destacam a promoçãoda cultura nacional e confirmam a participação dasociedade civil no acompanhamento dos veículos que a integram.Amaior participação dos estados no conteúdo daempresa pública está prevista em lei publicadahoje (8) no Diário Oficial da União (DOU).O texto informa que as produções locais devem serestimuladas, sem abrir mão do respeito às diversidadesétnicas, políticas e religiosas. Pelo menos 10% doconteúdo dos veículos integrantes da EBC deveser regionalizado."Garantira veiculação, inclusive na rede mundial decomputadores, de conteúdos interativos, especialmente aquelesvoltados para universalização da prestaçãode serviços públicos” aponta outro objetivoanunciado.Vinculada à Secretaria de Comunicação Social da Presidênciada República, a EBC terá a missão deproduzir e veicular programação jornalística,educativa e de entretenimento. A publicidade institucional nãopode passar de 15% do conteúdo veiculado.A administração da empresa terá participaçãodo Conselho Curador instituído no ano passado com 22 membros, dos quais 15 são representantes da sociedade civil. Osmembros têm mandatos de até quatro anos e devem se reunir, pelomenos, a cada dois meses.