Berzoini afirma que governo tem maioria para votar medidas provisórias e destrancar a pauta

18/03/2008 - 16h39

Daniel Lima
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O presidente do PT, deputado Ricardo Berzoini, afirmou hoje (18) que ogoverno tem maioria para aprovar as medidas provisórias que tramitam no Câmarados Deputados e desobstruir a pauta de votações.

"O Congresso pode andar maisrápido ou menos rápido de acordo com a coordenação política do governo. [O governo] Temmaioria para aprovar medidas provisórias e viabilizar suas posições. Precisa articular isso e coordenar",defendeu.

Segundo ele, com essa coordenaçãoé possível tramitar a pauta normal e permitir as discussões sobre a reforma tributária tanto na Comissão de Constituição e Justiça quanto na comissão especial que vai analisar a proposta do Executivo.

Para o líder do PT na Câmara,Maurício Rands, é chegada a hora de saber quem é governo e quem é oposição.Segundo ele, alguns parlamentares da base aliada às vezes não definem de quelado estão. "Não dá para cada votação uma parte da base aliada sinalizar que nãoé governo ou sinalizar que não concordaria com propostas que são fundamentaispara o governo", afirmou.

Ele defendeu o ministro deRelações Institucionais, José Múcio, responsável pela articulação política dogoverno, afirmando que  ele tem feito um bom trabalho. "Está avançando nestaarticulação e hoje há uma definição mais clara de quem é governo e de quem éoposição. Está na hora da base aliada ser ouvida, mas no momento do governoexercer a sua maioria que ela seja exercida".

Berzoini e Rands participaram do encontro de deputados do PT comministro da Fazenda, Guido Mantega, para discutir a proposta de reforma tributária.