Rafael Correa visita países para denunciar “agressão” da Colômbia

04/03/2008 - 13h17

Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Opresidente do Equador, Rafael Correa, começou hoje (4) umasérie de visitas-relâmpago a cinco paíseslatino-americanos para denunciar a “agressão” colombianaao país. As informações são da Agência Boliviana de Informações (ABI).

O anúnciofoi feito logo depois de o líder equatoriano confirmar, nanoite de ontem (3), o rompimento das relaçõesdiplomáticas com a Colômbia, diante doargumento de violação de seu território porforças militares colombianas no último sábado(1º).

Durante aoperação, o porta-voz e número dois no comandodas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia(Farc), Raúl Reyes, e outros 16 membros da guerrilha foram mortos.

Correadeve visitar o Peru, o Brasil, a Venezuela, o Panamá e aRepública Dominicana, onde vai mostrar apostura assumida pelo Equador, que decidiu romper relaçõesdiplomáticas com a Colômbia após as acusaçõesfeitas por Bogotá (capital colombiana) de que o governoequatoriano protege as Farc.

Aprimeira vista será em Lima, no Peru, onde deve se encontrar com o presidente Alan García, quecondenou o que considera “violação da soberania”equatoriana pelas Forças Armadas colombianas.

Correadeve chegar a Brasília amanhã (5), onde se reúnecom o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na quinta (6) esexta-feira, o líder equatoriano visitaráa Venezuela e o Panamá e depois, Santo Domingo, na RepúblicaDominicana.

Rafael Correa condenou a atitude do líder colombiano,Álvaro Uribe, que, segundo ele, “planeja agora desviar aatenção da violação de soberania doEquador com informações totalmente infundadas”.